Acessibilidade para idosos: diretrizes gerais

Confira abaixo o quadro síntese das diretrizes gerais de acessibilidade para idosos em áreas livres

Componente Item Use Evite
Informação e Orientação Configuração espacial Circulações principais com boa visibilidade, facilmente legíveis e imagináveis. Caminhos tortuosos, nas circulações principais, que impeçam a visibilidade.
Visibilidade Platôs de observação para policiais. Edificações que impeçam o controle visual da área.
Iluminação Iluminação superior em vias veiculares; Iluminação intermediária em espaços específicos e circulações; Iluminação inferior e/ou pontos de luz como marcação de obstáculos e desníveis. Ambientes e equipamentos sem iluminação.
Referenciais Composições vegetais com cores e texturas diferenciadas, e com odor; Elementos com água, como chafarizes e espelhos d’água. Repetições de espaços semelhantes; Falta de elementos diferenciados que sirvam como referenciais.
Informação adicional Cores e texturas para diferenciarem planos e mobiliários. Utilizar cores semelhantes e sem contraste em pisos e mobiliários, ou pisos e muros.
Mapas e placas com informações sobre a área; Terminais de informações computadorizados. Falta de informações adicionais, seja visual, sonora, etc.
Deslocamento Travessia de vias Passarelas, rebaixamentos de guias, travessias elevadas, semáforos para pedestres, alargamento de passeio. Travessias sem rebaixamento de guias e sem marcação de segurança.
Pisos Antiderrapantes e anti-reflexo. Pisos com mesma cor da vegetação e/ou de planos verticais próximos.
Uso Atividades Áreas com diversas possibilidades de atividades de lazer. Áreas exclusivas de atividades de um grupo de interesse de lazer, pois restringe a inter-relação e os horários de uso da área, tendo como conseqüência, horários sem utilização.
Implantação Terrenos planos e pouco acidentados. Terrenos muito inclinados e acidentados.
Localização Áreas livres públicas de lazer implantadas em locais de fácil acesso, como áreas centrais das cidades. Evitar espaços sem visualização, que propiciem o uso de drogas e a aglomeração de pessoas com má índole.
Mobiliário Presença de mobiliários de serviço, como lixeiras e bebedouros, por toda a área livre; Mobiliários com cantos arredondados; Mobiliários com acionamentos por botões ou comandos de pressão; Todos os mobiliários devem estar bem fixados em seus suportes. Ausência de mobiliários em circulações principais e áreas de estar, principalmente;

Mobiliários com mesma cor do piso; Mobiliários com design incompreensível.

Comunicação Entorno Áreas livres públicas de lazer em conjuntos habitacionais e áreas residenciais predominantemente para estimular o convívio entre moradores. Parques ou outras áreas livres que atraiam barulho em áreas predominantemente residenciais.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s